As unidades de medida de capacidade são utilizadas para estimar a quantidade de líquido que está contida em um reservatório ou recipiente. Elas são usadas para definir o volume interno de um recipiente e são comumente empregadas na medição de líquidos.
É importante distinguir entre os termos “volume” e “capacidade”. O volume se refere ao espaço que um objeto é capaz de ocupar, enquanto a capacidade se refere ao volume de líquido que pode ser contido dentro de um recipiente.
As medidas de capacidade são parte integrante do nosso cotidiano e são frequentemente utilizadas para determinar a quantidade de líquido presente em um recipiente, como o número de litros de água em um tanque ou o número de litros de leite em uma caixa. Geralmente, o litro é a unidade de referência mais comum quando se trata de líquidos, pois é a unidade padrão de medida de capacidade definida pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). No entanto, existem outras unidades de medida que podem ser utilizadas, como veremos a seguir.
Medidas de capacidade
Em algumas situações, é necessário utilizar medidas de capacidades maiores ou menores que o litro. Por exemplo, uma lata de refrigerante comporta menos que 1 litro, já uma caixa d’água pode ter capacidade para 2 mil litros, bem maior que um litro.
Os múltiplos são utilizados quando há quantidades maiores que o litro:
Decalitro (dal)
Hectolitro (hl)
Quilolitro (kl)
Já os submúltiplos são utilizados quando há quantidades menores que o litro:
Decilitro (dl)
Centilitro (cl)
Mililitro (ml)
Conversão de medidas de capacidade
A conversão de litro para seus múltiplos e submúltiplos pode ser feita de acordo com algumas relações:
1 quilolitro (kl) = 1.000 litros
1 hectolitro (hl) = 100 litros
1 decalitro (dal) = 10 litros
1 litro = 1000 mililitros (ml)
1 litro = 100 centilitros (cl)
1 litro = 10 decilitros (dl)
A conversão entre medidas de capacidade também pode ser realizada com base no sistema de numeração decimal. Nesse caso, realiza-se uma multiplicação ou uma divisão por 10.
Veja abaixo